Reteté Dance: praxe de umbanda tolerada por pentecostais
Por Marco Finito
Apenas crianças eu pensei quando vi esse vídeo, mas pensei um pouco mais e percebo que espiritualmente a infância ainda não passou também para os adultos do reteté. O que é estranho é que tais manifestações não saem da esfera em que ela está propicia:
Creio ser uma temeridade pais permitirem que seus filhos se prestem a isso.
Penso que eles não se reconhecem como pais e educadores e nem reconhecem que andar no Espirito não é uma catarse ou mesmerismo.
Creio piamente na emoção que engana, na “vibe” de crer pelo ambiente e pelo momento, ou até mesmo pela própria fragilidade de emoções.
Estranheza que não me cala está na similaridade com as manifestações afro como a umbanda por exemplo. Praticas que são combatidas quando vem de centros de candomblé, mas não quando estão inseridas na igreja evangelica.
Entre o místico, a emoção, o mesmerismo e a catarse existem uma linha muito tênue, ainda mais quando o místico tem em seu motor a emoção ou a “vibe” do lugar.
***
Fonte: Pulpito Cristao
Reteté Dance: praxe de umbanda tolerada por pentecostais
Reviewed by Christian Monde
on
09:30
Rating:
Mesmo sendo Pentecostal e crendo no poder do Espirito Santo de Deus, não consico encarar este tipo de coisa descomedida como mover do Espirito.
ResponderExcluirTambém não entendo Pastores que permitem que meninos assumam o pulpito de suas igrejas para pregarem. É só me dar um exemplo que isso é bíblico e eu me contento.
Ministério de criança é aprender e estudar!
Sou Pentecostal, mas não extremista, mesmo assim eu tomaria cuidado ao comparar uma manifestação do Espírto com manifestação demoniaca. Cuidado!!!
ResponderExcluirTem toda razão... Isso não é obra do diabo e sim da carne
ResponderExcluirO cuidado vai muito além disso,me parece q o video é uma edição, a musica tocada nele, não é original, foi adiciona apos a filmagem. Então, se eu estiver certo, fica a pergunta, o que estaria tocando no momento da musica? Qual era a intensão de quem editou o video?
ResponderExcluir